3 dicas de gestão de empresas ideais para quem quer abrir um negócio

//3 dicas de gestão de empresas ideais para quem quer abrir um negócio

Começar um empreendimento não é tarefa fácil. Ter responsabilidade com os primeiros passos é o que garante um negócio saudável, frutífero e com estruturas capazes de render em tempos de bonança e também em períodos de crise. 

Os desafios não se restringem à formalização da empresa ou à obtenção da quantia necessária para investir. Muitos empreendedores enfrentam familiares e amigos descrentes. Além disso, é preciso criar os alicerces de um negócio robusto e conhecer o próprio produto como ninguém.

Se você está em busca de saídas para aprimorar suas habilidades em gestão de empresas (qualquer seja o seu empreendimento), está no lugar certo! Veja nossas dicas a seguir: 

Gestão de franquias: uma vantagem para iniciantes

Numa franquia, uma marca cede os direitos de uso, bem como seu sistema de negócios (já testado no mercado) para o franqueador, que se encarrega da expansão coerente de toda a rede.

Isso não quer dizer que o sucesso seja garantido. Afinal, é preciso ir além da marca, dominando o mix de produtos, apresentando estratégias coerentes e entendendo a participação no mercado e a gestão do empreendimento. Ainda assim, iniciar no empreendedorismo com o apoio de outros franqueados e o peso de uma marca reconhecida traz vantagens. 

Mesmo que você tenha noções de administração, no início das operações de um negócio próprio pode ser muito difícil ficar atento e aprender sobre indicadores de desempenho enquanto o produto ainda está sendo desenvolvido.

Com uma franquia, você recebe um modelo de negócios pronto, bem como a marca, e preocupa-se em apreender a dinâmica do mercado, colocando a “mão na massa” para o projeto crescer. 

Gestão de empresas para empreendedores iniciantes: 3 dicas fundamentais

A imagem do líder autoritário ficou no passado. A gestão do século XXI exige predisposição para escutar e divisão de tarefas. Entenda!

1. Fortaleça o espírito de equipe

Para um empreendimento dar certo, você precisa admitir que não consegue fazer tudo sozinho. Mesmo no caso de uma microfranquia, é necessário que você entenda que pode e deve delegar tarefas para fazer com que o negócio cresça de maneira sustentável.

Se você não tem experiência com financeiro, por exemplo, em vez de dedicar horas de estudo e fazer do seu negócio um laboratório, contrate alguém que tenha experiência. Dessa maneira, você fica mais tranquilo para gerenciar o que domina e garante que os setores estão nos trilhos para crescer.

2. Invista em gestão de finanças

E, por falar nelas, a falta de tato para lidar com finanças é uma das principais causas de morte de franquias. 

Algumas redes apostam em sistemas de gerenciamento que fazem com que todos os franqueados trabalhem com os mesmos indicadores, o que facilita o controle da saúde financeira de toda a marca. Ainda assim, é importante contar com ajuda especializada, especialmente no início das operações. 

3. Ouça a clientela

Mesmo que você não seja o responsável pela criação dos produtos e serviços que disponibiliza em sua franquia, é muito importante que se atenha ao que os clientes têm a dizer.

Algumas declarações que parecem rotineiras (como dificuldades em abrir a embalagem do produto, busca por um tamanho portátil ou uma versão compatível com um determinado estilo de vida) fornecem insights para soluções. 

A falta de experiência é um dos principais impasses na vida do empreendedor iniciante. A solução é buscar conhecimento, ler muito e trocar ideias com mentores dispostos a narrar as próprias experiências. Os saberes dos funcionários, que podem já ter lidado com um empreendimento semelhante antes, também devem ser ouvidos atentamente. 

Em uma franquia, a propósito, você não só encontra o apoio do franqueador em diferentes situações como também conta com a ajuda de toda a rede. O processo de aprendizado nesse tipo de negócio é contínuo e coletivo. 

Gostou das nossas dicas para melhorar a gestão de empresas? Veja também as sugestões de livros que todo empreendedor deve ler! O sucesso de seu negócio pode estar a um parágrafo de distância!

2019-02-27T19:53:18+00:00