Aprenda as 4 melhores práticas de atendimento ao cliente

//Aprenda as 4 melhores práticas de atendimento ao cliente

Com as vendas no mercado eletrônico cada vez mais crescentes, as lojas físicas precisam buscar formas de se destacar e de melhorar a gestão de seu negócio. A chave para atrair mais atenção está em investir nas boas práticas de atendimento ao cliente.

Atenção, cuidado, boa apresentação e conhecimento dos produtos são apenas alguns dos ingredientes de um bom atendimento. Isso porque o cliente já não procura apenas por ajuda na hora de escolher.

Os mais exigentes querem também uma experiência de consumo satisfatória. Para ajudá-lo a entender melhor como oferecer um atendimento diferenciado, enumeramos quatro dicas. Confira!

1. Saiba lidar com objeções

Saiba identificar as “dores” do seu cliente. É importante conhecer o seu público-alvo e o perfil de comportamento dele para entender o que o cliente busca ao chegar na loja.

É muito provável que, ao entrar, ele tenha uma expectativa sobre algum produto ou serviço que o seu estabelecimento oferece. Seu papel é entender como a sua solução pode resolver a necessidade desse cliente.

Mas se o atendimento for um problema de pós-venda, tenha bastante paciência para ouvir o cliente. Ouça muito e atentamente! Mantenha a educação, não retruque e, após ouvir, diga que você “entende e que imagina como a pessoa está se sentindo”.

2. Ofereça orientação

Muitas vezes, o cliente entra na loja sem saber exatamente do que precisa ou qual a melhor versão do produto que ele deseja comprar. É uma situação normal. Cabe ao vendedor se colocar como um consultor, orientando o cliente.

Se notar que o cliente está inibido ou com receio de perguntar, deixe-o à vontade e, de maneira educada e clara, tente orientar a compra — apenas evite usar termos técnicos.

Para prestar um atendimento com mais eficiência, inicie o contato com uma expressão do tipo: “Em que posso ajudá-lo?”. Mesmo que ele não esteja precisando de ajuda no momento, aceitará bem a pergunta. Se estiver com dúvidas, certamente a abordagem abrirá o diálogo para o atendimento.

3. Tenha agilidade

Por mais ocupado que você esteja, jamais deixe o cliente esperando. Nada pode ser mais estressante, frustrante ou cansativo para um cliente do que aguardar por eficiência e agilidade.

Nesses momentos, apenas um minuto pode ter a duração de uma eternidade! Porém, após ter recebido um atendimento inicial, a pessoa fica mais tranquila para aguardar sua vez.

A equipe precisa estar atenta ao comportamento do cliente para otimizar o tempo de espera. Por exemplo, se notar que há uma cliente aguardando enquanto finaliza o atendimento de outro, basta olhar para ela e dizer: “só um minuto, que já irei atendê-la”. Se ele fizer isso no lugar de não dizer nada, já fará com que a pessoa saiba que foi notada e aguardar.

4. Invista em treinamento

Por mais exclusivos que sejam os seus produtos e serviços, é bem provável que seu cliente tenham uma oferta variada de opções para escolher. Diante de tantas possibilidades, muitas delas semelhantes, às vezes um detalhe pode ser responsável pela decisão de compra.

Com frequência, a escolha do consumidor é influenciada pela qualidade do atendimento recebido. Por isso, é importante treinar sua equipe para estar preparada para lidar, com entusiasmo e disposição, com os mais variados perfis de cliente.

Adotando essas práticas de bom atendimento ao cliente, você aumenta as chances de ter sucesso no seu negócio, seja abrindo uma empresa ou investindo em uma franquia. Se deseja saber mais sobre as vantagens dessa última modalidade, explicamos neste post tudo o que você precisa saber.

2019-02-27T19:56:12+00:00